segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Precisamos avançar para águas mais profundas...urgente!

2012 já está ai e enchemos de plano e promessas para o novo ano que nasce aos poucos...passamos as festas na fartura, com a família e tudo o que tem direito para estas ocasiões. Mas percebo que nada mudou, só o ano mesmo, porque as questões sociais e políticas continuam gritantes pela nossa sociedade afora. Hoje dia 02 de janeiro de 2012 me deparei com uma situação triste, mas que já ocorre há semanas na cidade de Porto Seguro - BA. Tenho observado uma família miserável de negros na praça ACM em frente à Câmara de Vereadores e esta família está na porta do SEBRAE, uma mulher, um homem e duas crianças, sendo uma de mais ou menos 2 anos e outro 4 ou 5 anos; sujos, desdeixados, rostos tristes e apáticos, sem sentido de vida para eles.
Vindo da academia,indo em direção a uma loja passei pela praça e os vi lá sem rumo e deitados no jardim da praça; há dias tenho observado como disse e sentido uma dor no peito por ver e não fazer nada como todo mundo faz; somos cegos diantes destas situações, eles não existem, passam desapercebidos e a vida continua. Promessas de ano novo: emagracer, passar no vestibular, arrumar um marido ou uma namorada, etc...mas ninguém faz promessa de mudar esta situação de pobreza e miséria em nosso país.
Falei para mim mesmo que não posso deixar isso continuar e fui até um supermercado e fiz uma compra e passei novamente por lá para deixá-la, mas o pior ainda estava por vir.
Vi uma cena que me chocou e chamou a atenção: um senhor abrindo a porta do SEBRAE percebeu que tinha uma criança - o pequenininho -  sentado na mesma, o enchotou para fora e fechou a porta. Somos cegos realmente (era mais ou menos 10 da manhã), minha vontade era de bater naquele senhor que deve ter família e filhos, pois aparentava uns 50 anos...mas pensei não adiantará. Fui à Câmara de Vereadores procurar um amigo e tentar resolver aquela situação, ele não estava , liguei para ele e pedi o telefone do conselho tutelar ou da assistência social e ele me deu da polícia; liguei para a polícia e me deram o telefone e liguei para o conselho tutelar e passei toda a problemática. E me disseram que resolveriam a situação. To esperando...
A cena era a seguinte: na praça deitada ao relento a mãe (creio eu) das crianças não sei se estava viva ou morta, parecendo deficiente mental e física, sozinha  com as crianças, sendo uma das crianças brincava com uma faquinha mão, peguei e deixei a compra lá e fui indignado resolver a situação.
Percebo que nada muda, ninguém faz nada para estes que padecem nas ruas e não tem sua dignidade garantida pelas políticas públicas de nosso país. No papel as leis são lindas e dão até orgulho, mas na vida real é outra coisa! Se cada pessoas mudasse realmente suas promessas de ano novo para atitudes novas tudo poderia ser diferente. Quem sabe eu também vou mudar meus pensamentos e ter mais ação. Alguém lá encima tá querendo algo de mim neste novo ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário