quinta-feira, 7 de março de 2013

VALE A LEITURA...






Para os acadêmicos de ADM, dentro da disciplina Filosofia e Ética nas Organizações:

A sociedade brasileira vive nas últimas décadas um surto de preocupação com a ética. Nos anos 90, houve maior demanda da ética por parte da sociedade, devido ao aguçamento de velhas questões, a exemplo do descrédito do povo quanto ao padrão ético dos aparelhos do Estado e à falta de cumprimento das leis, culminando com o impeachment de um Presidente da República, em 1992. Essa onda de atos e fatos ilegais e/ou imorais tem atingido também as empresas, sempre tidas como avessas a princípios morais.

Em que situação elas se encontram quanto à questão? Que valores estão orientando sua prática? Que benefícios uma empresa ética agrega? Pode-se confiar na responsabilidade social que muitas afirmam estar praticando? Que lugar é concedido ao ser humano dentro de uma empresa?

Essas e muitas outras questões são abordadas neste livro, que se insere no contexto de tudo o que se discute no mundo atual. Até porque a sociedade hoje está mais atenta e cobra o fim da impunidade. Seus conceitos podem ser discutidos tanto no meio acadêmico, como no próprio seio familiar, nas organizações públicas, nas empresas e onde quer que pessoas estejam em contexto de grupo.

Livro-texto para as disciplinas ÉTICA e RESPONSABILIDADE SOCIAL nos cursos de graduação em Administração de Empresas. Leitura complementar para cursos de pós-graduação das mais diferentes áreas (Administração, Economia, Gestão organizacional e Desenvolvimento humano), pois a ética atravessa todas elas e as discussões trazidas neste livro são do interesse de todos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

“Casos Filosóficos”, de Martin Cohen, publicado pela Civilização Brasileira é um livro que  irei comentar aqui.
No ano passado eu estava procurando um livro de filosofia para entender melhor alguns autores tratados nas minhas aulas. Fui à Vitória ES, entrei na livraria, vi este livro, verifiquei o índice, a editora e comprei…
Por que eu estou falando isso? Por que o livro  traz uma breve explicação das teorias dos grandes filósofos? Não. Ele retrata simploriamente sobre a vida de alguns filósofos, como eles eram no seu dia-a -dia. Quem comprar esperando aprender filosofia com este livro irá se decpecionar.
O autor que é professor e escritor, e ainda editor da “The Philosopher” no que seria a introdução/apresentação informa que este livro tem três funções positivas importantes combinadas “é [um livro] pequeno o suficiente para carregar por aí (e impressionar pessoas). É bastante informativo [...] e [contém] petiscos filosóficos.” Para ele é uma forma alternativa de aprender filosofia.
Na minha opinião é impossível aprender filosofia com esse livro. Ele faz uma breve apresentação do filósofo, e tenta contextualizar a vida dele no que ele disse. Ou seja, se sua intenção é saber o que o filósofo disse, você não vai ter sucesso, afinal, não explica a teoria o pensamento principal com o qual o filósofo contribuiu para a história do pensamento ocidental, e a partir disso como podemos entender todo o pensamento da época que eles influenciaram e como isso ainda pode chegar até nós. É um livro pobre em informações desse tipo, se atendo mais a vida do filósofo e de algo que ele fez em vida que possa ser considerado um petisco (tradução: fofoca)… Por exemplo: Schopenhauer que jogou uma velhinha da escada.
Ao analisar a bibliografia percebemos que ele teve acesso a grandes títulos, mas fez pouco proveito. Alguns capítulos possuem uma nota final que não constam uma referência, ou seja, se você acha que algo importante foi dito por ele, tem que ficar revirando o livro pra tentar entender de onde ele tirou a referência. É um livro pra se divertir com os pensadores da filosofia, mas não para aprender filosofia. Deguste o livro e tire suas conclusões.