sexta-feira, 16 de março de 2012

ANTROPOLOGIA: vale a leitura...

Esta obra é um exemplo de “antropologia à distância” ou “antropologia aplicada” e, em certo sentido “antropologia militar”. Estudar a cultura por meio de sua literatura, recortes de jornais, filmes e arquivos, entrevistas com imigrantes., foi necessário num momento em que antropólogos norte-americanos foram convidados pelos militares para apoiar os Estados Unidos e seus Aliados na Segunda Guerra Mundial. Impossibilitados de visitar a Alemanha nazista ou o Japão de Hirohito, antropólogos valeram-se de tais materiais culturais e puderam produzir estudos à distância. 
Publicado postumamente na França em 1950, Sociologia e antropologia traz parte significativa dos ensaios, até então dispersos. Esses escritos – sobre corpo, magia, troca, idéia de morte, noção de pessoa etc.– pautaram as linhas de pesquisa nas ciências sociais e são, atualmente, leitura obrigatória para todo cientista social.
Este estudo de Malinowski foi pioneiro na revelação de que costumes primitivos considerados 'desejos animalescos de pagão' eram produto de uma lei firme e de uma tradição rigorosa, exigidas pelas necessidades biológicas, mentais e sociais da natureza humana, mais do que pela emoção desenfreada ou por excessos irrestritos. [MALINOWSKI, BRONISLAW]



Nenhum comentário:

Postar um comentário