sexta-feira, 22 de abril de 2011

Os Apóstolos de ontem e os "Apóstolos" de hoje.

Definição da palavra APÓSTOLO

No grego a palavra Apostollen: Apóstolo significa aquele que é enviado, mensageiro ou embaixador, aquele que representa a quem o enviou.

Assim como o profeta tinha a autoridade de Deus para escrever e falar ao povo de Deus, o Apóstolo no Novo Testamento tem essa mesma autoridade: aquele que leva, aquele que está incumbido de, aquele que tem a tarefa, etc.

Vendo essas imagens me questiono o que é realmente ser Apóstolo de Jesus Cristo nos dias de hoje?


Os Apóstolos de ontem
 


Os Apóstolos de hoje
 




Enquanto uns choram outros comemoram....


Lembre-se bem desta data: 22 de abril de 2011, cidade de Porto Seguro/Bahia. Coincidentemente nesta mesma data ocorreram vários eventos nos quais faço aqui uma reflexão acerca dos mesmos.
1º - Comemora-se a data do "Descobrimento do Brasil" - data esta já esquecida pela população brasileira (que perde muito fácil a memória e sua História). 2º - O Cristianismo nesta semana vive a chamada Semana, onde se rememora a Paixão, morte e ressurreição de Cristo. E a Igreja Católica sendo cristã neste dia relembra a paixão e morte de Cristo, um dia de luto, dor e choro, mas se preparando para o domingo, o dia da Ressurreição de Jesus Cristo. Acontecimentos tão distintos, porém que se encontraram nesta cidade. Por quê?
Com havia dito, coincidentemente, nesta data a cidade vive estes dois momentos, mas um terceiro aparece para dar mais ênfase e drama aos eventos. Aconteceu nesta semana a 12ª Convenção das Igrejas Protestantes aqui nesta cidade, encerrando na Passarela do Descobrimento com a marcha para Cristo, local este próximo a Igreja Católica, onde as 16h ocorreria a cerimônia da Leitura da Paixão e Morte de Cristo e adoração da Santa Cruz.
Fico chocado como irmãos da mesma fé em Jesus Cristo, pois os protestantes também são cristãos; estarem reunidos neste dia para um evento particular não tendo nada haver com a semana santa, era um encontro só deles. Cristão que é cristão vive intensamente esta semana santa. A chamada marcha "evangélica" poderia ter respeitado este dia, sendo que teríamos o sábado e o domingo de Páscoa para sim comemorar e celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, mas não. Tinha que ser nesta data - sexta-feira santa; com direito a trio, limusines luxuosas e querendo mostrar quantidade como é de seu costume, porém pergunto para quê e por quê?
Aproximando da hora da celebração da igreja católica, a marcha dos protestantes tomou a passarela com uma multidão, trio elétrico, parecendo carnaval, muito comum nesta cidade; onde músicas de axé - diga-se de passagem, de origens negro-africana, que muito aboninam por que tem influência de outras crenças como candomblé; fazia a alegria daquela multidão que gritava "aleluias, glórias"... Porém o que me chamou a atenção foi à chegada de duas limusines de tamanha exuberância nunca vistas nesta terra por nenhum pobre mortal, até então pensei como estava ocorrendo vários eventos no mesmo dia poderia ser um artista famoso de muito poder que faria algum show na cidade; para matar minha curiosidade perguntei à algumas pessoas participantes do evento da marcha e me disseram para o meu espanto que era um pregador protestante intitulado "Apóstolo de Cristo" que viera prestigiar o evento deles, este não saiu da limusine e acompanhava atrás a marcha, as pessoas tiravam fotos e parecia um ídolo, um pop-star em seu momento de glória, não podia se misturar com a sua própria gente na marcha, por isso, foi na sua mega limusine.
Interessante como o termo Apóstolo de Cristo tomou outro rumo, sempre pensei que os apóstolos de Jesus Cristo fossem pessoas que ao ouvirem sua Palavra a Boa Notícia mudavam de vida, se convertiam e o seguiam na sua pobreza de vida e na plenitude de sua essência. Mas, meu caro, os tempos são outros e as coisas mudam, os apóstolos de Cristo de hoje para eles podem sim andar de limusine e festejar encima de trios elétricos, mesmo sendo o dia de sexta-feira santa, dia da paixão e morte daquele o qual eles gritavam o nome e marchavam mostrando total seguimento. Contraditório isso não é?????
Enquanto uns choram outros comemoram, e a festa continua por que ainda temos a festa do "Descobrimento" neste meio, a cidade está cheia, irmãos e irmãs alegres cantarolando Hosanas nas ruas, hip-hop de Deus, axé, rap e muito mais tão fazendo a cabeça de nossos irmãos que na semana dolorosa de Cristo vivem a alegria de convidar a comunidade para festejar o aniversário da morte de Jesus em uma determinada igreja ( faixa que li próxima ao Centro de Cultura).
Viva a liberdade religiosa! Viva a liberdade de expressão!